domingo, 20 de janeiro de 2008

NIM, Contra Pragas - Controle de Natalidade Masculino e Feminino.










Produtos Industriais do Nim

Óleo do Nim - O óleo do nim é composto basicamente de triglicerideos de oleico, steárico, linoleico, e palmitico. O óleo de nim é usado principalmente em lamparinas, sabões, e outros produtos não comestíveis. É usado por fabricantes de sabão por ser barato.
Cosméticos - o nim é tido na India como um produto de beleza. As folhas do nim pulverizadas são um componente fundamental de pelo menos um creme facial muito usado. O óleo do nim purificado é também usado em esmaltes e outros produtos.
Lubrificantes - O óleo do nim é lubrificante e resiste a degradação melhor que a maioria dos óleos vegetais, nas zonas rurais da Índia, o óleo é usado com freqüência para lubrificar rodas de carroças.
Fertilizante - O nim demostrou um potencial considerável como fertilizante

1 - A pasta do nim - é amplamente usada na Índia para fertilizar plantações com objetivos comerciais, especialmente a cana-de-açúcar e hortaliças, pois contém nitrogênio, fósforo, cálcio, magnésio e potássio. Quando misturada na terra como adubo, protege as raízes das plantas de nematóides e formigas brancas.
2 - As folhas do nim - em algumas áreas do estado de Karnataka na India as pessoas cultivam a árvore especialmente por sua folhas verdes e galhos, os quais são jogados dentro dos arrozais encharcados, antes das mudas serem transplantadas.
Madeira - As propriedades da madeira do nim se parecem com as do mogno. É relativamente pesado e quando é cortado do pé propaga um forte cheiro. Embora seja fácil de serrar, trabalhar, polir e colar, deve antes ser secado com cuidado por que geralmente se parte e empena. É uma madeira boa para construções e amplamentos usados na fabricação de carroças, ferramentas manuseáveis e implementos agrícolas. É também comum o seu uso nas fabricações de móveis. É raramente atacado por formigas brancas e é resistente ao cupim.
Combustível - O nim produz diversos combustíveis úteis. Seu óleo é queimado em lamparina, sua madeira usada como lenha. A casca da semente que não possui óleo e é desperdiçada na fabricação de pesticidas é amplamente empregada como combustível. O carvão produzido da madeira do nim é de excelente qualidade.
Outros Produtos
Existem outros produtos o quais são derivados do nim - Resina e um material que contém muitas proteínas. É possível usa-lo como aditivo alimentar e é amplamente usado como cola do neem. A casca do nim contém 14% de tanino. Ela produz fibras grossas e fortes, que entrelaçadas transformam-se em cordas nas vilas da India. Mel - apicultores plantam árvores do nim para adquirirem o mel de sua flores. Há relatos de pessoas que comem o nim. Dizem que Mahatma Gandhi, que possuía um grande respeito pelos efeitos nutritivos das plantas, sempre preparava um molho picante com as folhas do nim e comia com deleite, apesar de seu incrível gosto amargo. A polpa das frutas do nim é uma base promissora para a geração do gás metano e também pode servir como uma rica base de carboidratos para outras fermentações industriais.
Efeitos do Nim em Insetos
Rompendo ou inibindo o desenvolvimento de ovos e larvas
Bloqueados a mudança de pele de larvas e ninfas
Rompendo o acasalamento e a comunicação sexual.
Repelindo larvas e insetos adultos.
Impedindo a fêmea de botar ovos.
Esterilizando os adultos.
Envenenando larvas adultas.
Impedindo a alimentação.
Bloqueado a Habilidade de Swakkiw.
Inibindo a formação de Chitin.
Insetos Afetados por Produtos do Nim
Mosca do Chifre - Mosca Branca - Mosca Caseira - Piolhos - Grilos - Formigas de Fogo - Gorgulho do Arroz - Barata, etc...
Uso do Neem
Casca - é amarga adstringente, acre, refrescante, lombrigueiro, inseticida, tônico para o fígado, expectorante e retentor da urina, É útil em condições anormais de lepra, doenças da pele, eczema, leucoderma, febre de malária, ferimentos, úlceras, azia, tumores, glândulas, aminorreias, reumatismo, sífilis, e fadiga.
Folhas - são amargas adstringentes, acres. Depurativas, anti-sépticas, oftálmicas, lombrigueiras, abrem o apetite, inseticidas, refrescantes, e calmantes. São úteis em azias, lepra, leucoderma, doenças de pele, prurido, lombrigas, dispepsias, úlceras, tuberculoses, bolhas, eczema, e febres de malária. Tônicas, são úteis em cólicas e debilidades gerais.
Sementes - são amargas, acres, termogênicas, purgantes, lombrigueiras, retentores de urina, emolientes, calmantes, depurativas. São úteis em condições anormais de tumores, lepra, da pele, lombrigas, hemorróidas, tuberculoses, ferimentos, constipação e diabetes.
Óleo - é amargo. Lombrigueiro , relaxante, e depurativo. É útil em doenças crônicas da pele, impigem, sarna, lombrigas, febre de malária, sífilis e lepra.
Neem e os Biopesticidas
O setor agrícola domina o cenário econômico na Índia. A produção de grãos comestíveis gira em torno de 170 milhões de toneladas e estima-se que no ano 2000 a India necessitaria em torno de 210 milhões de tonelada de grãos comestíveis, tendo em vista o fato de que anualmente 6 milhões de toneladas são perdidos devido a pragas nas lavouras, ervas daninhas, roedores, pássaros e más condições do tempo e de estocagem. O uso de pesticidas, tornou-se essencial. O uso de pyretroides sinteticos nos últimos anos causou a propagação da mosca branca, no algodão em Gujarat, Andhra pradesh e em localidades do Tamil Nadu. Constantes resíduos de pesticidas altamente tóxicos DDT HCH e o Chorinated Hydrocarbon foram encontrado em hortaliças frutas, leites, óleos, manteiga, e carne, tanto quanto em leite materno. A natureza dispõe de alternativas aos pesticidas químicos que deveriam ser usados para o controle de pestes. Os biopesticidas produzidos do nim são de grande eficácia e comercialmente viáveis. Baratos, possuem efeitos a longo prazo, não poluem e não são nocivos à saúde humana.
Bactérias: Biopesticida de mais sucesso até o momento é op Bacillus Thuringiensis *(B.T) existem 25 tipos de B.T. sendo usados contra pragas. Eles produzem várias toxinas inseticidas tais como exoand Endotoxins, que são responsáveis pela morte de insetos tão logo penetrem em seus corpos. Aproximadamente 525 insetos de vários tipos foram encontrados infectados pelo B.T. muitos produtos comerciais do B.T. foram fabricados por aproximadamente 12 empresas em 5 países e são denominados Thuricide, Bakthne, Bacttodpein, etc. essas formulas são excelentes no controle de peste da couve, tais como diamond heliothis do algodão e do milho, brocas européias do milho. Larva do Chifre do tabaco e largarta, do Castanheiro da Índia, foram relatada nos últimos anos.
Fungos: Este é o mais amplo grupo de biopesticidas que incluem mais de 500 espécies de parasitas e fungos predatório eficazes contra inúmeros insetos fungos e nematoides.
Nim: Um Biopesticida
Controle do crescimento do arroz
Controle de fungos nocivos ao arroz
Controle da mancha do arroz
Controle da bacteria que faz secar as folhas
Controle do caruncho que afeta o coqueiro
Controle das doeças de hortaliças
Controle do caruncho do gengibre
Controle patogênico de bacterias em plantas
Controle de doenças viróticas em plantações de hortaliças
Controle do vírus mosaico da pimenta usando produto vegetais
Controle dos insetos que atacam a kail chinês
Controle de fungos que atacam o amendoim
Controle da descamação da batata
Controle patogênico do solo para cultivo do gengibre
Controle do vírus mosaico do pepino.
O nim acrescentado aos inseticidas sintetícos é usado no controle do bullwowrm do algodão. nim é eficaz contra insetos que atacam o algodão, a vagem, o arroz, etc... o óleo do neem preserva as folhas do algodão.
Apesar de cientistas se empenharem em descobrir plantas com características medicinais nos cantos mais remotos do mundo, o nim cresce nos jardins de casas e universidades da Ásia e da África sem chamar a atenção. A familiaridade com a planta fez com que cientistas não estudassem as propriendades do nim. Mas hoje em dia pesquisadores de todo o mundo estão empenhados em entender como funcionam os princípios ativos do nim para compreender como uma planta pode ter tantas utilizações. Atualmente a utilização do nim na agricultura é o que mais chama a atenção.
Nim como inseticida:
A maior parte das pesquisas sobre o nim é dedicada ao uso da planta na agricultura. Depois de estudar cerca de 250 espécies de plantas com características que podem contribuir para o controle de insetos e pragas, o consenso geral foi de que o nim é a plante de maior eficiência e de menos impacto ambiental. Inseticidas feitos à base de nim já estão sendo oferecido ao público. Ao que tudo indica o nim será uma alternativa natural aos inseticidas sintéticos.
Em 1990, mais de 15 milhões de toneladas de insticidas sintéticos foram aplicados a jardins e gramados nos Estados Unidos. Normalmente estes inseticidas são toxidas que atacam o sistema nervoso dos insetos de forma rápida e letal. Apesar de serem realmente efetivos, esses inseticidas matam insetos de forma indiscriminada, incluindo insetos benéficos como abelhas e borboletas, e também são uma ameaça real para outros animais que cruzem a área onde a substância está sendo aplicada (como minhocas, passarinhos, esquilos, cachorros, gatos e até mesmo pesssoas). A maior parte dos fabricantes de inseticidas recomendam que não se ande descalço sobre a superfície que recebeu a substância por três dias.
Pessoas que vivem a até 300 metros de onde o inseticida foi aplicada podem ser afetadas pela evaporação do produto. Inseticidas podem causar desde dores de cabeça até perda de sensibilidade nos membros.

As propriedades naturais do nim não causam qualquer reação tóxica. O nim serve como inseticida porque a maioria dos insetos e pragas não se alimenta de plantas cobertas com nim, mesmo que a opção seja morrer de fome. O nim ainda como repelente e reduz a capacidade dos insetos em se reproduzir.

O nim não é tóxico para pessoas ou animais de grande porte e, por isso, não precisam evitar áreas tratadas com nim. O nim também é um produto natural e portanto biodegradável. Só insetos que alimentam de plantas são afetados pelo nim, o que impede qualquer dano para insetos como abelhas e outros insetos benéficos.

Nin como fungicida agrícola:
O nim protege plantas e animais de uma variedade de fungos (Murthy and Sirsi,, 1958b); (Bhowmick, 1982); (Schmutterer & Ascher, 1986). Nesse caso, testes provaram que os melhores resultados foram obtidos quando o nim foi utilizado como um agente preventivo.

Nin no tratamento de vírus de plantas:
Infecções em plantas causadas por outras plantas são difíceis de curar ou prevenir. Entretanto testes realizados por pesquisadores na Índia e nos Estados Unidos comprovaram que extratos de nim são muito eficazes na prevenção de infecções virais ou na redução do dano causado, uma vez que a infecção seja diagnosticada (Saxena, et al, 1985); (Simons, 1981).
Nim no armazenamento de alimentos:
Fazendeiros mais ricos pode, se dar ao luxo de utilizar pesticidas químicos para impedir que pragas destruam alimentos (como grãos e cereais) armazenados por longos períodos. O nim é uma opção natural mais acessível. Alimentos tratados com óleo de nim ficam protegidos de qualquer tipo de infestação por até 20 meses sem qualquer alteração. (Dunkel et al, 1995)
Nim na correção do solo:
Depois que o óleo foi extraído das sementes do nim, o bagaço pode ser utilizado na correção do solo - uma prática secular na Índia. Estudos mostram que misturar no solo o bagaço da semente que teve o óleo retirado mostram oferece resultados melhores do que a utilização de estrume ou outros adubos. O bagaço do nin ajuda a fixar o nitrogênio no solo, estimula a proliferação de minhocas e oferece proteção contra insetos (Khan, 1974); (Vizayalakshmi, et al, 1985).
• Diabetes - Doses orais de extratos da folha do nim reduzem a quantidade de insulina necessária entre 30% e 50% em certos tipos de diabetes.
• Doenças coronárias - O nim retarda a coagulação do sangue, normaliza batimentos cardíacos arrítmicos e ajuda a controlar a pressão arterial.
• Herpes - Testes realizados recentemente na Alemana mostraram que extratos de nim são tóxicos para o vírus da herpes.
• Dermatologia - Nim é muito efetivo no combate a problemas de pele como acne, eczema, coceiras, caspa e verrugas.
• Úlceras - Extratos de nim protegem o estômago do desconforto causado pelas úlceras e acelera a cicatrização de feridas gástricas e intestinais.
• Controle de natalidade masculino - O nim vem sendo testado na Índia e nos Estados Unidos para se conhecer seus efeitos sobre a fertilidade. Testes mostram que macacos tiveram sua fertilidade reduzida apesar da produção de esperma e hormônios permanecer inalterada.
• Controle de natalidade feminino - Aplicado internamente na vagina, o óleo de nim teve 100% de sucesso em impedir a gravidez.

http://www.floraliz.com.br/materias/oleodenin.html


Nim (Neem)

A Árvore das Mil e uma Utilidades

Introdução
Pesquisadores descobriram que o nim age tanto na área de Pesticidas, como na área
medicinal. Descobriu-se que as sementes do Nim combatem mais de 200 espécies de
insetos, pragas, baratas, traças, pulgões, dentre outros. Nim, uma árvore para
resolver problemas globais. A árvore é provavelmente a melhor fonte de biopesticida
existente. É um presente de Deus. Uma árvore que pode ajudar a todos. Surpreendentes
propriedades de cura têm sido atribuídos ao nim por antigos autores sânscritos. Na
verdade, a árvore tem servido como um dispensário nas áreas rurais e assegurou seu
lugar na farmacopéia indiana. Devido a efeitos colaterais provocados por pesticidas
sintéticos, a tendência atual é o uso de um pesticida natural. Mais de 2400 plantas
são conhecidas por suas propriedades pesticidas, mas somente o Nim oferece um
controle efetivo dos insetos que causam perdas nas agricultura sem afetar o meio
ambiente. Várias partes da árvore têm sido usadas na Índia há vários milênios com
propósitos medicinais. A Ayurveda considera a árvore como uma SARVA ROGHA NIVARANI
(Cura de todos os males). Sua casca é receitada para febre , reumatismo, dores,
lombares, etc. O óleo é usado no tratamento de tétano, urticária, eczema, escrófula,
erisipelas, e nos estágios iniciais da lepra. O suco de folhas do nim é usado para
expelir lombrigas, curar icterícia, e doenças da pele. Os pequenos galhos da árvore
do nim são usados em muitas comunidades como escovas de dentes descartáveis que
ajudam na preservação dos dentes. Vento soprando nas folhas da árvore de nim é de
grande beneficio para pessoas nas redondezas. A árvore é muito estimada pelos
Indianos. Folhas de nim mantida entre roupas de lã ou de seda dobradas as protegem
de insetos. Antes da era dos inseticidas sintéticos, o miolo do nim era usado para
proteger as plantações contra ataque de insetos.

Descrição
A árvores do nim são frondosas e podem alcançar 30 m de altura e 2,5 m de
circunferência. A distribuição de seus galhos formam coroas de até 10 m de diâmetro
Os galhos quase sempre permanecem cheios de folhas, exceto durante uma forte seca,
quando as folhas podem cair. Seu tronco, geralmente reto e curto, tem uma casca
grossa, forte e enrrugada. As raízes penetram profundamente no solo, e quando
lesadas, produzem rebentos. Esses rebentos tendem a ser prolíficos em localidades
secas. As pequenas flores brancas e bissexuais nascem em cachos e seu aroma parecido
com o do mel atraem as abelhas. Seu fruto é macio e tem a forma elíptica e mede em
torno de 2 cm de comprimento. Quando maduro fica amarelado e contém uma polpa doce
envolvendo a semente. A semente é composta de uma concha e um miolo. As vezes 2 ou 3
miolos cada um pesando a metade do peso da semente. É o miolo o mais usado como
pesticida. A árvore do nim normalmente começa a produzir frutos após 3 a 5 anos.
Torna-se completamente produtiva em 10 anos e, daí em diante pode produzir até 50
quilos de frutas pôr ano. Esta árvore pode viver até 200 anos.

Distribuição
O nim é nativo em todo o subcontinente Indiano. É na India que a árvore é mais
amplamente explorada. Ela é cultivada desde a ponta do Kerala até o Himalaia, em
regiões tropicais e subtropicais, em regiões áridas até nas tropicais úmidas e desde
o nível do mar até 700 m de altitude. O nim foi introduzido na África no inicio do
século. Agora está sendo cultivado em pelo menos 30 países , principalmente naqueles
ao longo da costa sul do deserto do Saara, onde se tornou um importante fornecedor
de combustível e madeira. Foi introduzida em Fidji, Caribe, e em muitos países da
América central e da América do sul.

Propagação
A árvore é de fácil propagação, tanto sexual, quanto vegetativamente, pode ser
plantada usando-se sementes, mudas, rebentos, ou cultura de tecidos. No entanto é
normalmente cultivada a partir de sementes plantadas diretamente ou transplantadas
como mudas de um viveiro.

Problemas com o nim
Fogo mata as mudas de nim instantaneamente. Fortes ventos são problemas em
potencial. Árvores grandes frequentemente caem durante furacões, ciclones, ou
tufões. A regeneração das mudas do nim sob galpões são sensíveis à súbita exposição
de intensa luz solar. Em algumas localidades, ratos e porcos espinhos matam as
árvores jovens roendo sua casca ao redor da base.

Propriedades Fungicidas
O nim provou ser eficaz contra certos fungos que infectam o corpo humano tais fungos
são um problemas crescente e difíceis de serem controlados por fungicidas
sintéticos. São exemplos de alguns fungos combatidos pelo nim-
Trichophyto: Pé-de-atleta que infecta tanto a pele quanto as unhas.
Epidermophyton : Micose que infecta o cabelo, a pele e as unhas do pé.
Trichosporon : Um fungo do canal intestinal.
Microsporum : Uma micose que infecta o cabelo a pele e as unhas.
Geotrichum : Um fungo espumante que causa infeção nos brônquios, pulmões, e
membranas da mucosa.
Cândida : Um fungo que é parte da mucosa normal da flora, mas que pode ficar fora de
controle e provocar lesões na boca, vagina e pulmões.

Propriedades Anti- Bacterianas
Óleo de Nim tem eliminado várias espécies de bactérias patogênicas, incluindo
STAPHYLOCOCCUS AUREUS, que é uma fonte comum de intoxicação alimentar, e causadora
de desarranjos. SALMONELLA TYPHOSA, esta bactéria muito temida que vive na comida e
na água causa o tifo, envenenamento alimentar e uma variedade de infecções que
incluem envenenamento sangüíneo e inflamação intestinal.

Propriedades Anti-Viróticas
A atividade anti-virótica do nim tem alta eficácia, particularmente contra doenças
caracterizadas por erupções. Varíola , catapora , e verrugas , têm sido
tradicionalmente tratados com pasta de nim, esfregando-se a mesma na área afetada. O
nim é um preventivo muito eficiente contra vírus , mas não é a cura.

Propriedade Inseticida Dermatológica
Nim é um remédio comum e popular contra piolho e vermes. No Haiti , por exemplo, as
folhas do nim são esmagadas e esfregadas nos ferimentos infectados por vermes, e na
Índia e Bangladesh, moradores de vilas aplicam o nim no cabelo para matar piolho,
fatos observados com grande sucesso.

Nim no Tratamento Dentário
Tanto na India como na África milhões de pessoas usam pequenos galhos de nim como
escovas de dentes todos os dias. Dentistas aprovam esta prática primitiva por
acharem que realmente previne doenças periodônticas. Não está claro se o beneficio é
devido á massagem regulares da gengiva, se por prevenir a formação de placas, se
pelas propriedades anti-sépticas do nim, ou se pelas três hipóteses juntas.
Companhias alemãs usam o nim como um ingrediente ativo em pastas dental. O nim se
mostra muito eficaz na preservação e cura de inflamações nas gengivas e nas doenças
periódicas.

Nim como Preventivo da Doença de Chagas
O parasita Trypanosoma crusi causa esta grave doença. Ele vive e se reproduz dentro
das células nervosas e das células musculares, particularmente nas do coração,
sugando toda a energia de sua vitimas. Extratos do nim atuam sobre o mosquito que
transmite a Doença de Chagas. Os extratos não matam os insetos, ao invés, eles os
imunizam contra parasitas que vivem dentro do insetos por um ciclo de sua vidas. Uma
pesquisa foi realizada e mostrou que alimentando-se os mosquitos transmissores com
nim, não só os libertam do parasitas, como também o azadirachta impedem o jovem
inseto de mudar de pele e os adultos de se reproduzirem.

Nim como Preventivo da Malária
Profissionais indianos da medicina Ayurvedica tem preparado doses orais do nim e
administrado em paciente portadores de malária a séculos. A atividade anti-malárica
do nim está relatada nos livros de Ayurveda. Chá das folhas do nim é usado para
tratar-la. Certos extratos das folhas e das sementes do nim, provaram sua eficiência
contra os parasitas da malária. O nim reage tão bem quanto o quinino nas culturas de
células afetadas pela malária.

Nim como Analgésico e Anti-Térmico
Nim é também muito eficaz como analgésico, antitérmico e antinflamatório, e um
produto de baixo custo. O nim é usado para estes propósitos onde quer que seja
cultivado.

Outras Propriedades Medicinais
Extratos de águas das folhas e do óleo do nim provaram reduzir significativamente o
açucar no sangue e impedir que a adrenalina produza hiperglicemia em animais de
laboratório. O nim demostrou uma propriedade significativa de infertilidade em ratos
machos sem interferir com os espermas atogenesis. Extratos alcoólicos das folhas
provaram curar doenças cutâneas como o eczemas, impigem, etc. Nimbidim , um
componente amargo extraído do óleo do nim provou possuir uma atividade analgésica e
antipirética eficaz no tratamento de sarna e úlcera gastroduodenal crônica
Ninbatikta. Um elemento completamente amargo do azadirachta indica também provou
curar úlcera crônicas com eficácia o uso do óleo do nim intravaginal provou ser
eficaz na prevenção da gravidez.

Nim no Controle de Insetos
Os indianos tem tradicionalmente esmagado as folhas do nim e esfregado as mesmas nos
ferimentos expostos do gado para eliminar os vermes. Mosca de chifre. O azadirachta
atravessa o canal digestivo do ruminante e lá permanece tempo suficiente para que as
moscas de chifre não se desenvolvam no estrume. O Óleo e o extrato da semente do NIM
impedem que a blow fly fêmea, Lucilia Sericata, de botar seus ovos em carneiros. No
Sri Lanka, o óleo do nim é esfregado no gado como um repelente de insetos como a
mosca-de-chifre. O azadirachta também é capaz de exterminar os ovos da mosca
stomoxys calcitrans.

Nim no Controle de Bactérias

A bactéria do staphylococcus aureus causa mastite, inflamação das glândulas mamarias
em vacas. A aparente eficácia do nim em controlar certos tipos dessa bactérias pode,
portanto, ser de grande importância econômica para fabricas de laticínios nas nações
re>que cultivam o nim. A bactéria salmonella além de afetar a saúde humana, causa
aborto em animais, gado, e carneiros, como também vários tipos de infeções em aves
domésticas e gado, podendo, também, ser controlado pelo nim.

Produtos Industriais do Nim

Óleo do Nim - O óleo do nim é composto basicamente de triglicerideos de oleico,
steárico, linoleico, e palmitico. O óleo de nim é usado principalmente em
lamparinas, sabões, e outros produtos não comestíveis. É usado por fabricantes de
sabão por ser barato.

Cosméticos - o nim é tido na India como um produto de beleza. As folhas do nim
pulverizadas são um componente fundamental de pelo menos um creme facial muito
usado. O óleo do nim purificado é também usado em esmaltes e outros produtos.

Lubrificantes - O óleo do nim é lubrificante e resiste a degradação melhor que a
maioria dos óleos vegetais, nas zonas rurais da Índia, o óleo é usado com freqüência
para lubrificar rodas de carroças.

Fertilizante - O nim demostrou um potencial considerável como fertilizante
1 - A pasta no nim - é amplamente usada na Índia para fertilizar plantações com
objetivos comerciais, especialmente a cana-de-açúcar e hortaliças, pois contém
nitrogênio, fósforo, cálcio, magnésio e potássio. Quando misturada na terra como
adubo, protege as raízes das plantas de nematóides e formigas brancas.
2 - As folhas do nim - em algumas áreas do estado de Karnataka na India as pessoas
cultivam a árvore especialmente por sua folhas verdes e galhos, os quais são jogados
dentro dos arrozais encharcados, antes das mudas serem transplantadas.

Madeira - As propriedades da madeira do nim se parecem com as do mogno. É
relativamente pesado e quando é cortado do pé propaga um forte cheiro. Embora seja
fácil de serrar, trabalhar, polir e colar, deve antes ser secado com cuidado por que
geralmente se parte e empena. É uma madeira boa para construções e amplamente usada
na fabricação de carroças, ferramentas manuseáveis e implementos agrícolas. É também
comum o seu uso na fabricações de móveis. É raramente atacado por formigas brancas e
é resistente ao cupim.

Combustível - O nim produz diversos combustível úteis. Seu óleo é queimado em
lamparina, sua madeira usada como lenha. A casca da semente que não possui óleo e é
desperdiçada na fabricação de pesticidas é amplamente empregada como combustível. O
carvão produzido da madeira do nim é de excelente qualidade.

Outros Produtos
Existem outros produtos o quais são derivados do nim - Resina e um material que
contém muitas proteínas. É possível usa-lo como aditivo alimentar e é amplamente
usado como cola do nim. A casca do nim contém 14% de tanino. Ela produz fibras
grossas e fortes, que entrelaçadas transformam-se em cordas nas vilas da India. Mel
- apicultores plantam árvores do nim para adquirirem o mel de sua flores. Há relatos
de pessoas que comem o nim. Dizem que Mahatma Gandhi, que possuía um grande respeito
pelos efeitos nutritivos das plantas, sempre preparava um molho picante com as
folhas do nim e comia com deleite, apesar de seu incrível gosto amargo. A polpa da
frutas do nim é uma base promissora para a geração do gás metano e também pode
servir como uma rica base de carbohidratos para outras fermentações industriais.

Efeitos do Nim em Insetos
Rompendo ou inibindo o desenvolvimento de ovos e larvas
Bloqueados a mudança de pele de larvas e ninfas
Rompendo o acasalamento e a comunicação sexual.
Repelindo larvas e insetos adultos.
Impedindo a fêmea de botar ovos.
Esterilizando os adultos.
Envenenando larvas adultas.
Impedindo a alimentação.
Bloqueado a Habilidade de Swakkiw.
Inibindo a formação de Chitin.

Insetos Afetados por Produtos do Nim
Mosca do Chifre - Mosca Branca - Mosca Caseira - Piolhos - Grilos - Formigas de Fogo
- Gorgulho do Arroz - Barata, etc...

Uso do Nim

Casca - é amarga adstringente, acre, refrescante, lombrigueiro, inseticida, tônico
para o fígado, expectorante e retentor da urina, É útil em condições anormais de
lepra, doenças da pele, eczema, leucoderma, febre de malária, ferimentos, úlceras,
azia, tumores, glândulas, aminorreias, reumatismo, sífilis, e fadiga.

Folhas - são amargas adstringentes, acres. Depurativas, anti-sépticas, oftálmicas,
lombrigueiras, abrem o apetite, inseticidas, refrescantes, e calmantes. São úteis em
azias, lepra, leucoderma, doenças de pele, prurido, lombrigas, dispepsias, úlceras,
tuberculoses, bolhas, eczema, e febres de malária. Tônicas, são úteis em cólicas e
debilidades gerais.

Sementes - são amargas, acres, termogênicas, purgantes, lombrigueiras, retentores de
urina, emolientes, calmantes, depurativas. São úteis em condições anormais de
tumores, lepra, da pele, lombrigas, hemorróidas, tuberculoses, ferimentos,
constipação e diabetes.

Óleo - é amargo. Lombrigueiro , relaxante, e depurativo. É útil em doenças crônicas
da pele, impigem, sarna, lombrigas, febre de malária, sífilis e lepra.

Nim e os Biopesticidas
O setor agrícola domina o cenário econômico na Índia. A produção de grãos
comestíveis gira em torno de 170 milhões de toneladas e estima-se que no ano 2000 a
India necessitaria em torno de 210 milhões de tonelada de grãos comestíveis, tendo
em vista o fato de que anualmente 6 milhões de toneladas são perdidos devido a
pragas nas lavouras, ervas daninhas, roedores, pássaros e más condições do tempo e
de estocagem. O uso de pesticidas, tornou-se essencial. O uso de pyretroides
sinteticos nos últimos anos causou a propagação da mosca branca, no algodão em
Gujarat, Andhra pradesh e em localidades do Tamil Nadu. Constantes resíduos de
pesticidas altamente tóxicos DDT HCH e o Chorinated Hydrocarbon foram encontrado em
hortaliças frutas, leites, óleos, manteiga, e carne, tanto quanto em leite materno.
A natureza dispõe de alternativas aos pesticidas químicos que deveriam ser usados
para o controle de pestes. Os biopesticidas produzidos do nim são de grande eficácia
e comercialmente viáveis. Baratos, possuem efeitos a longo prazo, não poluem e não
são nocivos à saúde humana.

Bactérias: Biopesticida de mais sucesso até o momento é op Bacillus Thuringiensis
*(B.T) existem 25 tipos de B.T. sendo usados contra pragas. Eles produzem várias
toxinas inseticidas tais como exoand Endotoxins, que são responsáveis pela morte de
insetos tão logo penetrem em seus corpos. Aproximadamente 525 insetos de vários
tipos foram encontrados infectados pelo B.T. muitos produtos comerciais do B.T.
foram fabricados por aproximadamente 12 empresas em 5 países e são denominados
Thuricide, Bakthne, Bacttodpein, etc. essas formulas são excelentes no controle de
peste da couve, tais como diamond heliothis do algodão e do milho, brocas européias
do milho. Larva do Chifre do tabaco e largarta, do Castanheiro da Índia, foram
relatada nos últimos anos.

Fungos: Este é o mais amplo grupo de biopesticidas que incluem mais de 500 espécies
de parasitas e fungos predatório eficazes contra inúmeros insetos fungos e
nematoides.

Nim: Um Biopesticida
Controle do crescimento do arroz
Controle de fungos nocivos ao arroz
Controle da mancha do arroz
Controle da bacteria que faz secar as folhas
Controle do caruncho que afeta o coqueiro
Controle das doeças de hortaliças
Controle do caruncho do gengibre
Controle patogênico de bacterias em plantas
Controle de doenças viróticas em plantações de hortaliças
Controle do vírus mosaico da pimenta usando produto vegetais
Controle dos insetos que atacam a kail chinês
Controle de fungos que atacam o amendoim
Controle da descamação da batata
Controle patogênico do solo para cultivo do gengibre
Controle do vírus mosaico do pepino.
O nim acrescentado aos inseticidas sintetícos é usado no controle do bullworm do
algodão. nim é eficaz contra insetos que atacam o algodão, a vagem, o arroz, etc...
o óleo do nim preserva as folhas do algodão.

Para mudas de Nim, envie mensagem para : cindia@casadaindia.com.br


Por
Nirmal Singhal e Mônica Singhal-INSDOC, Nova Delhi
Artigo gentilmente cedido pela Casa da índia
cindia@casadaindia.com.br
http://www.joaosuassuna.hpg.ig.com.br/neem3.htm


ÁRVORE NEEM – UMA REVOLUÇÃO NO CAMPO
Na busca de alternativas para o combate das pragas, visando a melhoria do meio ambiente, redução de custos e vida saudável, surge como opção a árvore NEEM, e seus derivados.O NEEM, é uma árvore originária da Índia, sendo nativa da região de Burna e das zonas áridas do sub-continente indiano e sudoeste asiático.
Nessas regiões o NEEM, é considerado uma planta medicinal de relevante importância pêlos seus efeitos positivos junto à saúde das PLANTAÇÕES, ANIMAIS E DO PRÓPRIO HOMEM, pôr já estar sendo cultivada há muitas décadas nas zonas áridas da Ásia – na Índia, crescem naquele país hoje, aproximadamente - l8 milhões de pés de NEEM. A árvore tem sido levada para outras regiões quentes do planeta como o Oeste da África, uma vez que se adapta bem às zonas tropicais úmidas com altitude de 800 metros, além da qualidade de fazer sombra.
Ela é cultivada desde a ponta do Kerala até o Himalaia, em regiões tropicais e subtropicais. Agora está sendo plantada em pelo menos 30 países, principalmente naqueles ao longo da costa sul do deserto do Saara, onde se tornou um importante fornecedor de combustível e madeira.
Na América Latina foi trazida no século passado, em projetos específicos junto aos governos de países como Nicarágua, Honduras, Cuba, Venezuela e República Dominicana.
No Brasil, o NEEM chegou em l993, pôr iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa - EMBRAPA, -visando a viabilidade em razão de seu rápido crescimento e a sua resistência excepcional à seca ,o que a torna propícia ao clima tropical brasileiro.
Na América do Norte do Norte e Europa o NEEM não se desenvolve, pôr causa do frio , o que ocorre também no Brasil, nos estados do Sul.
O NEEM é uma árvore para resolver problemas globais.
Todos os produtos do NEEM, são completamente naturais, não são tóxicos para a humanidade e nem para os animais domésticos e insetos benéficos e ao meio ambiente.
O NEEM tem vida útil de até 200 anos e é uma árvore que pode ajudar a todos, pois provavelmente é a única melhor fonte bío pesticida existente com propriedade bacteriana. É anti - virótica e anti - térmica. Na verdade, esta árvore tem servido como um dispensatório nas áreas rurais. Oferece um controle efetivo dos insetos que causam perdas na agricultura.
Várias partes da árvore tem sido usadas na Índia, há vários milênios, o que a torna -uma árvore polivalente.
Seu nome científico é – AZADIRACHTA INDICA A JUSS. Da família das Maliaceas - depois de um ano já pode ter altura de 3 a 4 metros, vindo a atingir em sua idade adulta – depois de 9 anos - até 20 metros de altura pôr 2.5 de circunferência. Em torno de 3 a 4 anos começa a florescer produzindo frutos que têm formatos de azeitonas. A distribuição de seus galhos formam coroas de até 05 m de diâmetro.
Pesquisadores descobriram que o Neem age tanto na área de pesticidas como na área medicinal. Descobriu-se que suas sementes e folhas combatem mais de 200 espécies de insetos, pragas baratas, traças, pulgões dentre outros.
A árvore é provavelmente a única e melhor fonte de bio-pesticida existente. É um presente de Deus, isto é, um árvore que pode ajudar a todos.
Surpreendentes propriedades de cura têm sido atribuídos ao Neem pôr antigos escritores sanscritos. Na verdade, a árvore tem servido como um dispensário nas áreas rurais e assegurou um lugar na farmacopéia indiana. Devido a efeitos colaterais provocados pôr pesticidas sintéticos, a tendência é o uso de um pesticida natural.
Mais de 2400 plantas são conhecidas pôr suas propriedades pesticidas, mas somente o Neem oferece um controle efetivo dos insetos que causam perdas na agricultura sem afetar o meio ambiente. Sua casca é receitada para febre, reumatismo, dores lombares, etc. O óleo é usado no tratamento de tétano, urticária, eczema, escrófula, erisipelas e nos estágios iniciais da lepra. O suco da folha do Neem é usado para expelir lombrigas, curar icterícia e doenças de pele. Os pequenos galhos da árvore do Neem são usados em muitas comunidades como escova de dentes descartáveis para ajudar na preservação dos dentes.
Mesmo antes de antigos conhecedores de ervas medicinais descobrirem as qualidades analgésicas do salgueiro – do qual a aspirina é derivada – as pessoas já usavam galhos, frutas e folhas do Neem, para curar várias doenças. Mesmo hoje, indianos de áreas rurais se referem à árvore do Neem como sua farmácia local, devido ao poder de curar doenças e indisposições, que vão desde problemas dentários e picadas de percevejos, até úlceras e malária.
Cientistas modernos estão encontrando mais e mais usos para esta notável árvore. As sementes, a casca e as folhas contém comprovada combinação de uso anti-séptico, anti-viral, antipirético, antiinflamatório, antifúngico e contra a úlcera. Embora estudos importantes para provar conclusivamente a eficácia do Neem sejam limitados pela carência de financiamentos e pela falta geral de conhecimento sobre a árvore no ocidente, estudos preliminares propõem usos fascinantes para o Neem.
A Alemanha em parceria com a República Dominicana, desenvolveu um plano de plantio do Neem, voltado para o pequeno produtor, que resultou na Fundação Agricultura e Meio Ambiente. Toda matéria prima colhida, é absorvida pela indústria alemã, que a utiliza na fabricação de artigos de higiene e medicinais.
Cuba desenvolve um grande plantio, já tendo alcançado a taxa de 30% de inseticida natural em uso no País, derivado do Neem.
Toda a Europa principalmente a França já pesquisa há mais de duas décadas a utilização do Neem. O Japão também tem demonstrado grande interesses pelas potencialidades desta árvore.
Atualmente o Neem está sendo muito divulgado e cultivado no Brasil.
Estes dados foram coletados com base em informações obtidas através de entrevistas com: Dra. Andrea Brechelt da República Dominicana, Dr. Jesus Ortiz da Universidade de Cuba, Embrapa – Arroz e Feijão, Quinabra Química Natural Brasileira Ltda e tantos outros que tem realizado pesquisas voltadas para o Neem, A mídia através de várias publicações como a revista Globo Rural, Jornal do Campo de “O Popular”, Folha de São Paulo, Revista Safra, O Estado de São Paulo e a própria internet, também tem se interessado na divulgação do crescimento e desenvolvimento da cultura do Neem no Brasil.
http://www.plantaneem.com.br/arvore.htm



Para situar um plantio de NIM você pode produzir suas próprias mudas ou comprá-las de alguém que produz. Para produzir suas mudas, escolha um local sombreado e próximo de uma fonte de água.

Prepare uma mistura de 2 partes de terra e 1 parte de esterco curtido, e encha sacos plásticos ou outros recipientes apropriados, que tenham dimensões de mais 15 x 25cm. Encha os sacos com essa mistura, arrume um ao lado do outro e, depois de bem regados, semeie 2 sementes de NIM.

As plantas nascem entre 8 a 14 dias e devem ser regadas 2 e 3 vezes por semana. Nos sacos que germinarem as duas sementes, deixe apenas um planta e, se desejar, aproveite a outra, transplantando-a para outro saco.

O plantio das mudas em local definitivo deve ser feito quando a terra estiver bem úmida e as mudas tiverem entre 40 e 50 centímetros de altura. As covas deverão ter dimensões de 30 x 30 x 40 centímetros, espaçadas de 6 a 7 metros entre elas e 6 a 7 metros entre as fileiras.

Como o NIM também é forrageira, deve-se evitar que animais de criação entrem na área enquanto os ramos das plantas estiverem ao seu alcance. Deve-se também fazer uma cobertura morta com capim seco ou palha, ao redor de cada planta.

Enquanto as plantas estiverem se desenvolvendo, recomenda-se plantar culturas anuais nos espaços entre as covas de NIM.

ATENÇÃO
As sementes de NIM perdem o poder de germinação a partir de 3 a 4 semanas depois de colhidas. Assim, para garantir a produção de mudas é necessário semear sementes novas.


NIM: Protetor natural contra pragas e doenças de plantas e animais domésticos
O NIM, (Azadirachta indica) é uma planta originária da Índia, introduzida no Brasil em 1982. Trata-se de uma árvore que, em poucos anos, atinge mais de 10 metros de altura. Produz os primeiros frutos entre 2 e 5 anos depois do plantio e nas condições do Nordeste chega a produzir duas safras anuais. Desenvolve-se bem em regiões semi-áridas, por ser resistente à seca e suportar temperaturas elevadas, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solos. No sertão nordestino árvores de Nim proporcionam sombra acolhedora e favorecem um micro-clima agradável.
As flores do Nim são muito procuradas pelas abelhas, que desempenham importante papel na sua polinização e não são prejudicadas nessa atividade. No entanto, aplicações de extratos de Nim sobre plantas em floração devem ser evitadas, pois podem prejudicar as abelhas.
Protetor natural contra pragas e doenças
O Nim traz grandes benefícios para a agricultura e a pecuária. Seus produtos são usados na proteção natural de plantas e animais domésticos contra um grande número de pragas e doenças. Controla lagartas, besouros, gafanhotos, pulgões, cochonilhas, mosca branca e pragas de grãos armazenados. É também indicado no controle de nematóides e doenças provocadas por fungos e bactérias. No tratamento de animais é usado como carrapaticida, vermífugo e no controle da mosca do chifre dos bovinos. É inofensivo aos seres humanos, mamíferos e aves.
Em razão da presença nas folhas, cascas, frutos e sementes do Nim, de substâncias como a Azadiractina, Nimbina e Salanina, os produtos dele derivados atúam de diferentes maneiras sobre os insetos. Têm ação inseticida, repelente, reguladora do crescimento e inibidora de apetite. Insetos tratados com o Nim ao se reproduzirem geram insetos deformados, com baixa capacidade de reprodução e alimentação, reduzindo assim a infestação da praga.
Produção de madeira
O Nim produz madeira de boa qualidade, amplamente empregada na fabricação de compensados, móveis em geral, construção de embarcações e na construção civil e rural. Tem a vantagem de não ser suscetível ao ataque de cupins.

Óleo
Das sementes do Nim, extrai-se um óleo que é empregado na fabricação de medicamentos de uso humano e veterinário, inseticidas para a agricultura orgânica e também na produção de cremes para pele, xampus, sabonetes e creme dental.
COLHEITA E PROCESSAMENTO DE SEMENTES DE NIM

Pedro Jorge B. F. Lima
Fortaleza, junho de 2002

Desde 1998, o ESPLAR vem difundindo o plantio da árvore Nim, através de distribuição de sementes e mudas. Atualmente, só em Tauá existem mais de dez mil plantas de diferentes idades, pertencentes a mais de mil agricultores e agricultoras familiares. Agora que algumas árvores começaram a produzir, chegou a hora de buscarmos mercado para os produtos do nim e apoiarmos os agricultores e agricultoras familiares na venda desses produtos.
Esta é portanto uma responsabilidade que nós do Esplar estamos assumindo, juntamente com agricultores e agricultoras que, nas áreas onde trabalhamos, se dedicaram ao plantio de nim.
Desde o final de 2001 dois agricultores de Tauá venderam sementes, destinadas ao plantio, para duas prefeituras e para agricultores de outros municípios do Ceará, para uma firma de São Paulo e pessoas da Bahia e Rio Grande do Sul. Novas encomendas continuam chegando ao ESPLAR, que entra em contato com quem está produzindo sementes para atender esses pedidos.
Quem tem comprado sementes colhidas em Tauá com a nossa orientação, constata que se trata de produto de qualidade muito boa, graças aos cuidados adotados na colheita e processamento das mesmas.
Estamos também procurando encontrar um modelo de prensa para extração caseira de óleos vegetais, inclusive de nim. Com o crescimento da produção, é possível que, até o final de 2002, os agricultores/as familiares de Tauá e Canindé comecem a extrair o óleo das sementes de Nim, tanto para uso próprio, como para a venda ou para a fabricação caseira de diferentes produtos.
As sementes extraídas de frutos do nim podem ser utilizadas tanto na produção de mudas para novos plantios, como para a extração de óleo.
No Brasil, já existe procura tanto de sementes como do óleo. Este é procurado por algumas indústrias para a fabricação de defensivos naturais contra pragas de plantas e animais e para a fabricação de sabonetes, pasta de dentes, cremes para a pele e xampu para animais.
A venda de sementes para o plantio pode ser uma boa fonte de renda pois, até agora, sua oferta no Brasil ainda é pequena. A maior parte das sementes plantadas no Brasil são importadas da República Dominicana e da Nicarágua e o óleo vem da Índia.
As sementes de nim geralmente perdem a capacidade de germinar a partir de 3 a 4 semanas depois de colhidas. Além disso se não forem despolpadas, lavadas, secas e guardadas de maneira correta, podem mofar e se tornarão imprestáveis tanto para o plantio como para os outros usos. Por esta razão, para produzir mudas ou para extrair óleo, é necessário muito cuidado durante a colheita, seleção, despolpa, lavagem, secagem e armazenagem das sementes, para que os produtos obtidos tenham qualidade garantida.
Agricultores/as que cultivam poucas plantas, levam vantagem em relação a quem tem grandes áreas plantadas, porque poderão colher e beneficiar as sementes de forma muito mais cuidadosa. Além disso, o clima seco do sertão semi-árido favorece a produção, a secagem e a conservação das sementes de nim.


1 - COLHEITA DOS FRUTOS
Os cachos devem ser colhidos quando pelo menos um quarto dos frutos estiverem amarelos e o restante “de vez". Uns poucos frutos ainda estarão verdes e devem ser descartados.
No caso dos frutos “de vez”, embora ainda não estejam amarelos as sementes já estarão completamente desenvolvidas e podem ser aproveitadas depois que amadurecerem.
Os frutos caídos no solo também devem ser aproveitados, mesmo aqueles cuja polpa foi retirada por pássaros ou formigas.
Depois de colhidos deve-se separar os frutos maduros e “de vez”, colocando cada tipo em baldes ou sacos separados, onde permanecerão por um ou dois dias. Uma pequena fermentação que acontece nesse período facilita a despolpa sem prejudicar a qualidade das sementes.

2 - PROCESSAMENTO
O processamento dos frutos de nim compreende seleção, despolpa, lavagem, e secagem. São operações fáceis, mas um tanto trabalhosas que devem ser realizadas com muito cuidado para garantir a qualidade do produto.
No nosso clima, onde as temperaturas sempre altas, a umidade existente no fruto, na polpa e na semente, favorecem o desenvolvimento de mofo.
Restos de polpa sobre a casca da semente também ajudam no desenvolvimento de mofo que prejudica a germinação ou a qualidade do óleo extraído delas.
Lugares fechados e sem ventilação, também favorecem o desenvolvimento desses fungos.
A presença de fungos nas sementes ou nos frutos é identificada facilmente pelo cheiro de mofo e pelas manchas escuras que se formam sobre a casca das sementes.

2.1 – DESPOLPA E LAVAGEM
Para fazer a despolpa são necessários uma bacia, uma vasilha com água, areia fina e uma peneira.
Coloca-se uma camada de frutos que ocupe quase todo o fundo da bacia e em seguida um pouco de areia. Em seguida adiciona-se água aos poucos, até formar uma espécie de mingau.
Coloca-se a palma de uma mão sobre essa mistura e pressiona-se levemente os frutos em movimentos circulares. Aos poucos o atrito faz as cascas e a polpa soltarem e em alguns minutos as sementes estarão limpas.
Na sequência deve-se colocar as sementes numa peneira para lavá-las. Depois de limpas, as sementes devem ser colocadas numa outra vasilha.
Aproveita-se o momento da lavagem para separar aquelas sementes que ainda tenham restos de polpa aderidos na casca para depois completar a despolpa.
Ao terminar a despolpa, coloca-se um punhado de cal em uma vasilha com água na qual as sementes limpas devem ser deixadas por uns dez minutos. Esse tratamento com cal diminui os riscos de ataque de mofo durante o armazenamento das sementes.
2.2 - SECAGEM
Depois de tratadas com cal, as sementes devem ser colocadas no sol por três a quatro horas. Para isto devem ser espalhadas sobre sacos de pano ou folhas de jornal, em uma camada bem fina.
Esse período no sol é suficiente para retirar a maior parte da umidade existente nas sementes, cuja secagem deve ser completada à sombra, durante dois a três dias.
Durante a secagem deve-se aproveitar para descartar alguma semente que ainda tenha ficado com restos de polpa, com manchas escuras ou rachadas, para não prejudicar a qualidade do produto final.

3 - ARMAZENAMENTO
Quando as semente estiverem completamente secas, devem ser guardadas em sacos de papel ou de pano. Nunca usar sacos de plástico ou materiais semelhantes.
Nunca se deve usar sacos plásticos pois facilitam o aparecimento de mofo.
No caso de lotes pequenos, de dois ou três quilogramas, quando houver demora de vários dias até a venda ou o plantio, as sementes devem ser colocados numa geladeira, para evitar prejuízos na germinação.. Para isto devem ser embaladas em sacos de papel ou de pano e em seguida protegidas dentro de uma sacola de plástico, muito bem fechados.
No caso de volumes maiores, quando não é possível guardar em geladeira, é necessário colocar os sacos em local fresco, ventilado e nunca em contato direto com o chão. A cada semana, as sementes devem ser inspecionadas, colocando-se a mão dentro de cada saco para verificar a temperatura e a umidade. Se as sementes estiverem quentes ou úmidas é necessário colocá-las novamente para secar à sombra, num lugar bem ventilado..
Se as sementes adquirirem um leve cheiro de mofo, é necessário colocá-las outra vez para secar ao sol por uma a duas horas, de preferência em no início da manhã, até 8 ou 9 horas e no final da tarde, a partir de 15 ou 16 horas. Sementes mofadas devem ser descartadas. Acondicionar novamente nos sacos depois que estiverem frias.

4 – QUALIDADE DAS SEMENTES
Sementes de qualidade superior têm a casca quase branca, devem estar bem secas e livres de mofo e de impurezas. Sementes muito pequenas, inferiores ao tamanho médio do lote, devem ser descartadas, assim como aquelas mofadas, manchadas e com a casca quebrada ou rachada.
Sementes sadias têm casca quase branca, inteira e o cheiro típico de Nim, que é parecido com o cheiro do alho.
Quando destinadas ao plantio é necessário fazer um teste para determinar a porcentagem de germinação de cada lote de sementes. Para isto, colocam-se cem sementes para germinar em uma vasilha com terra, que deve ser deixada à sombra e regada diariamente. A partir do oitavo dia observar e anotar o número de sementes germinadas. Continuar essas anotações até o vigésimo dia. O número total de plantas nascidas ao final desses vinte dias, indicará a porcentagem de germinação. Essa informação é muito importante para o comprador e deve constar do rótulo pregado na embalagem.
O rótulo deve conter as seguintes informações: nome do agricultor, localidade ou propriedade, município, ano da safra, número do lote , período da colheita, porcentagem de germinação e peso.

FONTE DE INFORMAÇÕES
Este texto resulta da experiência adquirida pelo seu autor na realização de todas as etapas do processamento de sementes de Nim, assim como da leitura e adaptação de recomendações das seguintes publicações:
1 - ARBOL NIM EN NICARÁGUA – Cultivo y aprovechamiento como fuente de insecticidas botánicos, de autoria de Anne Kathrina Gruber e Maritza Méndez, técnicas do Proyecto Insecticida Botánico Nim, publicado em Manágua, em 1992.
2 – EL NIM Y SUS BIOINSECTICIDAS, UNA ALTERNATIVA AGROECOLÓGICA, elaborado em Havana, Cuba, por Jesús Estrada Ortiz, Maria T. López Díaz e Pedro Barrios, do INIFAT.


www.esplar.org.br/produtos/nim.htm

5 comentários:

rober disse...

Gostaria de saber se existe alguma variedade de nin resista ao frio . pois morro perto de Porto Alegre e plantei duas mudas mais não resistirão ao frio

rober disse...

rober

rober disse...

rober

rober disse...

rober

janir marcolino disse...

Eu estive recente no ceará especificamente em Tauá e Quixadá e pude observar um grande numero de pês de nin por toda as ruas nas cidades onde passei quem sabe se não está ai a solução para amenizar a seca que flagela a vida dos nordestinos alem de refrescar a terra ainda jogar vapor de água na atmosfera sem contar o que poderia oferecer de ganho com o comercio de carvão lenha para olarias na queima de tijolos em hum futuro trazer as chuvas de volta no sertão o governo pagaria os sertanejos para fazer o plantio e posterior fazer o corte manuseando com equilíbrio o desmatamento como é feito com o eucalipto este seria o assunto para ser tratado em uma audiência pública você deputado federal ou estadual do nordeste adote esta bandeira e plante vida melhor nesta terra linda que tanto admira quem o conhece